Como lidar com a falta de apoio do seu chefe
- Carlos Misiara
- 29 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2021
Como é difícil e desafiador trabalhar com um chefe que não respeitamos. Perder o respeito e a admiração pelo nosso superior direto é um dos maiores fatores de desmotivação no mundo corporativo, mas também representa uma oportunidade de grande crescimento pessoal por amplificar o nosso autoconhecimento e diversas competências.
Aproveito para compartilhar alguns passos que podem ajudar a lidar melhor com os conflitos e com as situações nas quais temos perspectivas e opiniões bem diferentes das do nosso chefe. Um bom ponto de partida é ter a consciência de que não são as situações em si que nos estressam. O que nos estressa é a forma como lidamos com elas.
Dessa maneira, estar mais antenado e antecipar os possíveis embates que você possa vivenciar é uma tática valiosa. Evite ir de “peito aberto”. Quando falamos apenas com a emoção, é mais difícil tomar a melhor decisão. Caso não haja alternativa e o conflito aconteça, lembre-se de se esforçar ao máximo para primeiro entender a perspectiva do outro e colocar-se em seu lugar. Ouça antes de falar. Na hora de expor a sua perspectiva sobre a situação, procure ser extremante claro e factual. Ao final, avalie quais são os pontos comuns, busque um acordo razoável, e se possível, planeje os próximos passos de forma consensual.
Chegar a um acordo e definir os próximos passos de maneira clara nesse tipo de ambiente, com as emoções afloradas, pode parecer difícil. É preciso tempo e uma boa dose de paciência e determinação para aprender a tonificar nossa musculatura de gestão de conflitos. Esses passos pragmáticos contribuem com a noção de que é possível sobreviver, assumir o protagonismo e até obter alguns importantes benefícios a partir de tais situações extremamente exigentes.

Misiara, excelentes contribuições para reflexão de temas tão relevantes e atuais na liderança e gestão de pessoas.